Como temperar carne para churrasco fácil


O corte

Para que você possa temperar a carne para churrasco de forma ideal, é necessário efetuar um bom corte. Para isso, corte a carne no sentido perpendicular ao da sua fibra para evitar que desfie. Assim, o tempero será absorvido mais facilmente.

Apesar de muitas pessoas removerem a gordura da carne, não recomendo que o faça. É preferível cozinhá-la com a gordura, pois ela serve de tempero, mesmo que você não consuma essa parte da carne.

Ingredientes do tempero

As técnicas de tempero variam de acordo com o tipo de carne e com o gosto pessoal de cada pessoa. Enquanto que alguns cozinheiros preferem temperar a carne apenas com sal, outros apostam em misturas de ervas.

Este tempero vale para qualquer peça de carne:

Coloque a carne previamente cortada em uma travessa.
Junte alho triturado, pimenta-do-reino, sal grosso e folhas de louro.
Se desejar, adicione outras ervas aromáticas como alecrim ou tomilho.
Evite usar limão e vinagre em carnes vermelhas, que também não devem ser demolhadas pois isso estraga o seu sabor e textura. Contudo, as carnes brancas podem ser temperadas dessa forma.
Coloque a carne dentro de um saco hermético e conserve na geladeira no dia anterior ao churrasco para apurar.

Assar a carne

Depois de temperar a carne para churrasco e deixá-la apurar de um dia para o outro, é hora de cozinhá-la. Remova a carne da geladeira pelo menos 1 hora antes do momento de assar para evitar o choque térmico que estraga o sabor da carne.

Se desejar adicionar mais sal grosso, coloque a carne perto do fogo para que ele entranhe melhor e retire o excesso antes de cozinhar.

Loading...