Torta de rúcula e tomate com base de batata


COMPARTILHE ESTA RECEITA!

Ingredientes

3 batatas pequenas
1 dente de alho bem picadinho
1/2 maço de rúcula (ou outra folha como espinafre, escarola…)
2 colheres de sopa de água
150g. de creme de leite ou creme de ricota ou creme de arroz
2 ovos
1/4 xícara de queijo parmesão ralado (opcional)
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1 tomate médio em cubinhos
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte-as em fatias finas. Vá mergulhando-as em água com uma boa pitada de sal enquanto termina de cortar para que não escureçam.

Aqueça uma frigideira aos poucos vá escorrendo bem as fatias da batata. Com algumas gotinhas de azeite, grelhe os dois lados começarem a dourar, mas sem deixar que fiquem crocantes. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Na mesma frigideira, aqueça um fiozinho de azeite e refogue rapidamente o alho. Coloque, então, as folhas de rúcula e a água, tempere com sal e pimenta do reino e vá mexendo aos poucos até que murchem. Deixe esfriarem.

Enquanto isso, coloque o creme de leite, os ovos, o queijo ralado e as ervas e misture bem com um garfo ou fouet.

Unte uma assadeira pequena (20 a 24cm.) com fundo removível com azeite e forre o fundo e as laterais com as fatias de batata, com atenção para não deixar buraquinhos.

Pique grosseiramente a rúcula refogada e misture-a no creme. Tempere o creme com sal e pimenta do reino, despeje-o na assadeira com a batata e, por cima, distribua o tomate.

Leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que o recheio fique firme e a superfície esteja douradinha. Tire do forno e espere amornar antes de desenformar (lembre de passar uma faca ao redor da torta para desgrudar qualquer pedacinho que possa ter escapado).

Sirva morna ou em temperatura ambiente. Esta quantidade serve bem até três pessoas como acompanhamento ou lanche.

Loading...
COMPARTILHE ESTA RECEITA!