Conheça 5 vegetais que devem ser armazenados longe da geladeira


A maioria das famílias em quase todas as partes do mundo seguem a mesma lógica na hora de conservar alimentos contra a deterioração: guardar na geladeira. O frio ajuda a diminuir o desenvolvimento dos microrganismos presentes no alimento, fazendo com que a vida de prateleira do produto seja maior, ou seja, o tempo que você pode esperar até consumir o alimento aumenta.

E apesar de toda essa utilidade do frio na conservação dos alimentos, principalmente os in natura, alguns são verdadeiros inimigos das geladeiras se a intenção é fazê-los durar mais.

Conheça agora cinco vegetais com essas características.

ALHO

O alho odeia ambientes claros, frios e úmidos. Nessas condições o produto se deteriora rapidamente e uma grande quantidade de mofo poderá surgir. Lugares abafados também estragam o produto. O ideal é mantê-lo em lugar seco, bem arejado e à temperatura ambiente.

BATATA

As batatas podem mudar completamente sua textura e seu sabor se armazenadas na geladeira. O frio causa a quebra das moléculas de amido presentes na batata. Essa quebra transforma o amido em açúcar, fazendo o alimento ficar com sabor adocicado. Elas devem ser mantidas fora da geladeira, em ambiente seco e com boa circulação de ar.

BANANA

A banana, por ser uma fruta característica das regiões tropicais do planeta, naturalmente é pouco resistente a temperaturas baixas. O ambiente frio e úmido da geladeira causa injúrias na parte externa da banana, causando o escurecimento da casca da fruta.

TOMATE

O tomate é outro fruto que deve ser conservado longe de uma geladeira. Em temperaturas abaixo de 5 ºC o alimento sofre com a perda de compostos que lhe dão sabor e textura. Além disso, a temperatura baixa impede o amadurecimento do tomate, deixando-o pouco saboroso na hora do consumo.

CEBOLA

As cebolas só devem ser armazenadas na geladeira quando já estiverem descascadas e cortadas, tomando-se o cuidado de armazená-las em recipientes fechados para evitar o contato com a alta umidade da geladeira. Se ainda estiverem com a casca, as cebolas deverão ser mantidas à temperatura ambiente, em local seco e com boa ventilação.

Loading...