Casca de melancia? Não jogue fora: 5 receitas deliciosas


As melancias são compostas de 90% de água, mas também de uma quantidade discreta de açúcares e vitaminas A, C, B e B6. A planta da melancia, cujo nome científico é Citrullus Ianatus, provém da África tropical e é uma das frutas mais consumidas durante os meses quentes.

Sabe que eu acho que tem uma coisa que você não sabe sobre a melancia?! Tudo pode ser aproveitado nessa fruta maravilhosa. Na verdade, não é só a polpa que você pode comer, mas também a casca, e a partir dela podemos fazer várias coisas gostosas de comer.

1) MOSTARDA COM CASCA DE MELANCIA

Lave e corte em pedaços 1 kg de cascas de melancia, despeje por cima 600 g de açúcar e deixe descançar por 24 horas. Coloque tudo em uma panela e ferva por 5 minutos, então deixe repousar por outras 24 horas. Você deverá repetir esse procedimento da fervura e do repouso pelo menos duas vezes. Quando o tempo passar e você terminar o procedimento, adicione 15 gotas de essência de mostarda, que você pode encontrar na farmácia ou lojas de produtos naturais. Mexa bem e coloque tudo dentro de frascos esterilizados.

2) GASPACHO DE CASCA DE MELANCIA E PEPINO

Estes são os ingredientes que você irá precisar: cascas de melancia, pepinos, tomates cereja (de preferência), pão dormido, salsinha, alho, cebola e vinagre. Pique bem fininho o alho e a cebola. Corte a casca de melancia em cubinhos, e deixe-os por poucos minutinhos na água fervida, só pra dar uma murchadinha. Mergulhe o pão no vinagre, até que seja macio o suficiente para despedaçar-se. Em seguida, bata no liquidificador – na potência máxima – todos os ingredientes, deixando de lado somente algumas colheres de casca de melancia cozida. Verse o conteúdo em uma tigela e experimente para ver se está bom de sal e pimenta. Neste ponto, falta só misturar o resto das cascas que você tinha separado, dar uma mexida e servir com um pouquinho de salsinha em cima.

3) CASCA DE MELANCIA SALGADA

Perfeita para comer com queijos e salames. Para a preparação você irá precisar de 250 g de casca de melancia, 250 g de açúcar, 50 ml de vinagre de vinho branco e meio limão. Corte as cascas em cubinhos e deixe-as de molho em água salgada por uma noite inteira. Escorra-as, coloque-as em uma panela cheia de água fria e ferva por 30 minutos. Passado o tempo, escorra-as tirando toda a água e adicione o açúcar, o vinagre, água, o limão, um pauzinho de canela e alguns cravos. Ferva tudo por ao menos 10 minutos, com a finalidade que se transforme em um xarope. Você deverá cozinhar até que se torne transparente. Encha os frascos, com o mesmo procedimento usado para fazer a geléia.

 

4) GELÉIA DE CASCA DE MELANCIA

Você irá precisar de 1 kg de casca de melancia, 500 g de açúcar, 30 ml de suco de limão, 100 ml de pectina líquida, frascos e tampas esterilizados. Corte as cascas, com a finalidade de manter somente as partes brancas, que se encontram entre a polpa vermelha e a casca verde. Corte então, toda a parte branca em cubinhos e em seguida adicione o açúcar. Deixe em repouso por duas horas. Coloque a mistura para ferver mexendo sempre, por pelo menos 30 minutos, e em seguida, adicione o suco de limão e a pectina. Cozinhe tudo por mais 10 minutos, e depois com a mistura ainda quente, verse-a nos frascos, fechando-os hermeticamente e colocando-os de cabeça para baixo. Cubra-os com um pano e deixe esfriar.

 

5) CASCA DE MELANCIA EM CONSERVA

Você precisará de aproximadamente 2,5 kg de cascas de melancia, 230 g de sal, 2,8 l de água, 2 forminhas de cubos de gelo, 1,8 kg de açúcar, 700 ml de vinagre de vinho branco, 700 ml de água, 1 colher de cravo, 6 pauzinhos de canela cortados em pedaços de mais ou menos 2,5 cm e 1 limão, cortado em fatias finas. Para a preparação, você deverá cortar as cascas em cubinhos e cobri-las com uma salmoura feita com o sal e os 2,8 litros de água, ao qual se adicionará o gelo mais tarde. Deixe descansar de 3 a 4 horas. Adicione o açúcar, o vinagre, o resto da água, o cravo e a canela e deixe ferver por 5 minutos. Em seguida, coloque as rodelas de limão sobre as cascas de melancia e deixe descansar por uma noite inteira. Passado esse tempo, coloque para ferver a mistura com as cascas, assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando por uma hora. Coloque a mistura ainda quente nos frascos, e adicione um pauzinho de canela. Feche hermeticamente, coloque os frascos dentro de uma panela com água e ferva de 15 a 20 minutos, para obter o vácuo.

Maionese Enformada
Bife a rolê Suculento
Receita de salsicha empanada
Batata Frita à Milanesa
Receita de risole de carne moída
Receita de Brigadeiro Rápido
Receita de salpicão de frango
Bolo surpresa de morango com leite condensado, delicioso e perfeito para a sobremesa
PUDIM DE COCADA
Faça um arroz delicioso e super completo na panela de pressão
Deliciosa receita de jilós recheados
Coxinha Da Asa Assada
BOLO DE PAMONHA ASSADO NA PALHA
Segredos para o bolinho de chuva perfeito!
Massa de excelente qualidade para salgados assados
Aprenda a fazer uma deliciosa salada de verão
Kafta (Carne Moída no Espeto)
Empadão de Liquidificador Super Fácil
Receita de Empadão de Frango de Liquidificador
Receita de Empadão de Frango de Liquidificador
FRANGO ASSADO COM REQUEIJÃO
Deliciosa receita de lasanha de pão de forma
Recheio de Coco Para Bolos
Panquequinhas de milho com salada de tomate
Frango inteiro assado na panela com batatas, fica igual da padaria