Casca de melancia? Não jogue fora: 5 receitas deliciosas


As melancias são compostas de 90% de água, mas também de uma quantidade discreta de açúcares e vitaminas A, C, B e B6. A planta da melancia, cujo nome científico é Citrullus Ianatus, provém da África tropical e é uma das frutas mais consumidas durante os meses quentes.

Sabe que eu acho que tem uma coisa que você não sabe sobre a melancia?! Tudo pode ser aproveitado nessa fruta maravilhosa. Na verdade, não é só a polpa que você pode comer, mas também a casca, e a partir dela podemos fazer várias coisas gostosas de comer.

1) MOSTARDA COM CASCA DE MELANCIA

Lave e corte em pedaços 1 kg de cascas de melancia, despeje por cima 600 g de açúcar e deixe descançar por 24 horas. Coloque tudo em uma panela e ferva por 5 minutos, então deixe repousar por outras 24 horas. Você deverá repetir esse procedimento da fervura e do repouso pelo menos duas vezes. Quando o tempo passar e você terminar o procedimento, adicione 15 gotas de essência de mostarda, que você pode encontrar na farmácia ou lojas de produtos naturais. Mexa bem e coloque tudo dentro de frascos esterilizados.

2) GASPACHO DE CASCA DE MELANCIA E PEPINO

Estes são os ingredientes que você irá precisar: cascas de melancia, pepinos, tomates cereja (de preferência), pão dormido, salsinha, alho, cebola e vinagre. Pique bem fininho o alho e a cebola. Corte a casca de melancia em cubinhos, e deixe-os por poucos minutinhos na água fervida, só pra dar uma murchadinha. Mergulhe o pão no vinagre, até que seja macio o suficiente para despedaçar-se. Em seguida, bata no liquidificador – na potência máxima – todos os ingredientes, deixando de lado somente algumas colheres de casca de melancia cozida. Verse o conteúdo em uma tigela e experimente para ver se está bom de sal e pimenta. Neste ponto, falta só misturar o resto das cascas que você tinha separado, dar uma mexida e servir com um pouquinho de salsinha em cima.

3) CASCA DE MELANCIA SALGADA

Perfeita para comer com queijos e salames. Para a preparação você irá precisar de 250 g de casca de melancia, 250 g de açúcar, 50 ml de vinagre de vinho branco e meio limão. Corte as cascas em cubinhos e deixe-as de molho em água salgada por uma noite inteira. Escorra-as, coloque-as em uma panela cheia de água fria e ferva por 30 minutos. Passado o tempo, escorra-as tirando toda a água e adicione o açúcar, o vinagre, água, o limão, um pauzinho de canela e alguns cravos. Ferva tudo por ao menos 10 minutos, com a finalidade que se transforme em um xarope. Você deverá cozinhar até que se torne transparente. Encha os frascos, com o mesmo procedimento usado para fazer a geléia.

 

4) GELÉIA DE CASCA DE MELANCIA

Você irá precisar de 1 kg de casca de melancia, 500 g de açúcar, 30 ml de suco de limão, 100 ml de pectina líquida, frascos e tampas esterilizados. Corte as cascas, com a finalidade de manter somente as partes brancas, que se encontram entre a polpa vermelha e a casca verde. Corte então, toda a parte branca em cubinhos e em seguida adicione o açúcar. Deixe em repouso por duas horas. Coloque a mistura para ferver mexendo sempre, por pelo menos 30 minutos, e em seguida, adicione o suco de limão e a pectina. Cozinhe tudo por mais 10 minutos, e depois com a mistura ainda quente, verse-a nos frascos, fechando-os hermeticamente e colocando-os de cabeça para baixo. Cubra-os com um pano e deixe esfriar.

 

5) CASCA DE MELANCIA EM CONSERVA

Você precisará de aproximadamente 2,5 kg de cascas de melancia, 230 g de sal, 2,8 l de água, 2 forminhas de cubos de gelo, 1,8 kg de açúcar, 700 ml de vinagre de vinho branco, 700 ml de água, 1 colher de cravo, 6 pauzinhos de canela cortados em pedaços de mais ou menos 2,5 cm e 1 limão, cortado em fatias finas. Para a preparação, você deverá cortar as cascas em cubinhos e cobri-las com uma salmoura feita com o sal e os 2,8 litros de água, ao qual se adicionará o gelo mais tarde. Deixe descansar de 3 a 4 horas. Adicione o açúcar, o vinagre, o resto da água, o cravo e a canela e deixe ferver por 5 minutos. Em seguida, coloque as rodelas de limão sobre as cascas de melancia e deixe descansar por uma noite inteira. Passado esse tempo, coloque para ferver a mistura com as cascas, assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando por uma hora. Coloque a mistura ainda quente nos frascos, e adicione um pauzinho de canela. Feche hermeticamente, coloque os frascos dentro de uma panela com água e ferva de 15 a 20 minutos, para obter o vácuo.

Loading...