13 temperos e especiarias que são aliados da sua saúde


13 temperos e especiarias que são aliados da sua saúde
13 temperos e especiarias que são aliados da sua saúde

Conheça os condimentos naturais que fazem toda a diferença na cozinha e podem substituir substâncias que são prejudiciais ao seu organismo.

Você sabia que as especiarias e ervas naturais, além de darem aquele sabor todo especial aos alimentos, também podem ser grandes aliados da sua saúde? É isso mesmo.

A tradicional culinária brasileira, rica em condimentos naturais, é extremamente variada e vai muito além dos temperos básicos: sal, cebola e alho.

O melhor de tudo é que as ervas e especiarias que vamos apresentar a seguir podem ser facilmente encontradas, seja em feiras livres, mercados ou, até mesmo, cultivadas em hortas caseiras, o que torna o ato de cozinhar algo muito mais emocional e prazeroso.

Esses temperinhos milagrosos podem fazer maravilhas, não só pelo seu paladar, como também por sua saúde.

Isso porque, tais especiarias são naturais, ou seja, livres de corantes, conservantes, sódio e aromatizantes artificiais, substâncias que podem acarretar em uma série de prejuízos à saúde e ao bem-estar das pessoas.

O excesso de sal refinado no prato e o consumo contínuo de alimentos industrializados têm sido apontados como os principais responsáveis pelo aumento de casos de hipertensão entre os brasileiros, afetando 1 em cada 10 pessoas, além de ocasionar problemas de pressão alta e obesidade.

No caso dos brasileiros, o consumo diário de sal, segundo pesquisas, é de 12g diários, enquanto a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 5g por dia.

Para evitar entrar nesta estatística, especialistas indicam a redução no consumo de produtos industrializados, além da redução do uso de sal refinado ao cozinhar.

Mas qual a saída para que a comida não fique sem gosto?

O segredo está nas especiarias e condimentos naturais, que dão bastante sabor aos alimentos, além de possuírem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam o organismo a se fortalecer.

Veja a seguir quais são os temperos e especiarias que você precisa trazer para o seu dia a dia hoje mesmo e transforme, de vez, o modo como você enxerga e consome os alimentos.

1 – Sálvia

Importante antioxidante e anti-inflamatório, a sálvia possui propriedades diuréticas e digestivas que são eficazes no controle dos níveis de açúcar no sangue, podendo ajudar no controle da artrite e da asma.

É ideal para o preparo de carnes e massas.

2 – Tomilho

O tomilho é considerado, dentro da medicina caseira, um antibiótico natural e um importante antibactericida.

É ideal para qualquer tipo de salgado, além de poder ser utilizado para decorar os pratos.

3 – Salsinha

A salsinha é um dos temperos naturais mais populares da cozinha brasileira e deve ser usada sem culpa na hora de cozinhar.

Esta especiaria é bastante rica em vitaminas A e C e ferro, sendo indicada para qualquer tipo de prato.

4 – Orégano

O aroma do orégano é a sua principal característica.

Muito utilizado em pizzas, este tempero natural também harmoniza perfeitamente com ovos, carnes, molhos e queijos.

O orégano é antifúngico e antibactericida, sendo rico em vitaminas A, C, K e do Complexo B, cálcio, potássio e ferro.

5 – Louro

A folha de louro é considerada um importante anti-inflamatório e diurético, estimulando a digestão e regulando o intestino.

Pode ser usada no tempero do feijão, carnes e molhos.

6 – Manjericão

Outro tempero natural que, muitas vezes, só encontramos nos recheios das pizzas, é o manjericão.

Porém sua versatilidade vai muito além.

É um ótimo tempero para saladas e molhos, sendo rico em ferro, cálcio, magnésio e potássio, além de um importante protetor do sistema cardiovascular.

7 – Hortelã é um dos temperos e especiarias que são aliados da sua saúde

Ótimo tempero para molhos, a hortelã tem o uso bastante variado, podendo ser utilizada em sucos, pratos com carne moída e variedades árabes.

Sua principal ação no organismo é regular disfunções orais e problemas do estômago.

8 – Açafrão da Terra (Cúrcuma)

A cúrcuma, ou açafrão da terra, é uma especiaria típica da Índia que realça o sabor dos pratos, deixando-os bem marcantes e coloridos.

Utilizado em pratos indianos, arroz, carnes ou sopas, o açafrão da terra é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

9 – Alecrim

O alecrim, erva de aroma inigualável, combina com quase tudo na cozinha.

Ótimo tempero para peixes, aves, porco e cordeiros, o alecrim é rico em vitamina A, vitaminas do Complexo B, vitamina C, cálcio e ferro, agindo no organismo como cicatrizante e antioxidante.

10 – Cebolinha Verde

A cebolinha, velha conhecida dos brasileiros, é mais um tempero natural aliado da sua saúde.

Ótima para sopas, carnes, peixes e pratos com ovos, a cebolinha verde é rica em vitamina A e vitamina C.

11 – Coentro

O coentro é bastante utilizado na culinária nordestina e deixa os pratos com sabor bem marcante, sendo ideal para o tempero de peixes, saladas e frutos do mar.

É rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês.

12 – Canela

A canela é uma especiaria termogênica, excelente para a queima de gordura e para o combate ao colesterol e à fadiga.

Pode ser misturado a doces, frutas e chás, deixando suas sobremesas muito mais saudáveis e saborosas.

13 – Gengibre

Um dos antioxidantes mais poderosos da natureza, o gengibre também é um excelente devorador de gordura, sendo ideal para chás e pratos de culinária japonesa.

Faça você mesma:

Se você deseja ter a mão um tempero saudável que possa substituir o sal refinado em todas as ocasiões, apresentamos a seguir uma super receita de sal de ervas para incrementar sua cozinha com muito mais saúde.

Confira:

Ingredientes:

– 10 g de alecrim seco

– 25 g de manjericão seco

– 15 g de orégano seco

– 10 g de salsinha seca

– 100 g de sal marinho

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Pronto. Basta guardar em um pote fechado, manter em local arejado e utilizar conforme desejar.

13 temperos e especiarias que são aliados da sua saúde
Avalie esta postagem

Recomendado

Deixe seu comentário