Nhoque de Batata Simples


Nhoque de Batata Simples

Nhoque de Batata Simples

Nesse nhoque a quantidade de farinha pode variar com o tipo de batata, então coloque o suficiente para fazer uma massa macia, mas firme.

Ingredientes

1 kg de batata cozida
Farinha, o quanto baste
1 ovo
1 pitada de sal
Molho de tomate a gosto

Modo de Preparo do Nhoque de Batata Simples

Lave bem as batatas e cozinhe-as com a pele em uma panela com água e sal. Este é o detalhe que queremos destacar: as batatas com casca absorvem menos água durante o cozimento, e desta forma, precisam de menos quantidade de farinha na preparação da massa.

Retire-as assim que o garfo entrar na batata. Se a batata ficar muito cozida, o nhoque não vai ficar bom porque vai precisar de muita farinha para dar o ponto de enrolar. Então fique de olho no ponto de cozimento da batata, ok?

* Assim que as batatas estiverem cozidas, retire-as imediatamente da água e descasque-as com o cuidado, claro, de não se queimar.

* Em uma tigela, esprema as batatas no espremedor de batatas para fazer a massa.

* Coloque as batatas espremidas e abra um buraco no meio delas, coloque sal a gosto e um ovo (apenas um ovo, independentemente da quantidade de batatas) e um pouco, tipo duas colheres de sopa, de farinha.

* Amasse as batatas com as mãos e vá colocando farinha devagar e até dar o ponto de enrolar. Não precisa ficar duro, faça a um ponto médio: nem mole, nem duro.

* Enrole a massa como uma cobra e corte-a em pedaços de 1 a 2 centímetros mais ou menos. Faça em cada nhoque uma leve pressão sobre ele ou com o garfo ou com o dedo polegar. Se quiser, faça riscas em cada nhoque com a ajuda de um garfo.

* Espalhe sempre farinha por cima dos nhoques já enrolados para que não grudem enquanto enrola o resto da massa.

Como cozinhar o nhoque

Coloque água para ferver com uma pitada grande de sal grosso e quando a água estiver fervendo, jogue os nhoques, poucos de cada vez para que não embolem um no outro. Assim que os nhoques subirem à beira da água e boiarem, estão cozidos. Retire-os.

Tempere com o molho da tua preferência e sirva. Com o molho de tomate fica melhor pois é mais leve ou se preferir pode usar molho bolonhesa ou simplesmente com um fiozinho de azeite e queijo ralado. Bom apetite!

Super dicas

1. Para o nhoque ficar bom, ele deve ter gosto de batata e não de farinha de trigo, certo? Por isso, a dica acima do cozimento da batata é importante.

2. A quantidade de farinha por exemplo, indicativamente, é para cada quilo de batata, 200 gr de farinha. Mas isso claro vai depender do ponto que chegou a tua batata e isso depende também do tipo de batata, além do cozimento, mas a questão que quero deixar claro é a de usar o menos farinha possível.

3. O nhoque enrolado deve ser cozido imediatamente ainda que não venha a ser comido na hora. Portanto, cozinhe o nhoque e reserve se for comer mais tarde.

Aprenda fazer este maravilhoso rocambole de carne moída
Deliciosa receita de flor de pão
Torresmo Sequinho Sem Estouro
Receita de bolo brevidade, ele fica macio, fofinho e delicioso
Bolo de Brigadeiro Branco
Aprenda fazer barquinhas de carne com provolone
Cannoli é um doce tradicional siciliano que é perfeito e bem simples
Macarrão à carbonara tradicional
SALADA DE BANANA DA TERRA
Cuca de Frutas
Bauru de Forno com Pão de Forma
Bolo Nega Maluca de Liquidificador
Bolo Nega Maluca de Liquidificador
5 Tipos de Chás Para Quem Tem Pedras nos Rins
Receita de Mussarela Empanada
MOLHO BRANCO PARA MACARRÃO
Trouxinhas de presunto e queijo tão deliciosas que fica impossível comer uma só
Pão de Leite Delicioso Caseiro
Rolinhos de Filé de Frango Maravilhoso
Esfiha Aberta de Queijo Tipo Habib’s
Biscoitinhos feitos com ingredientes que todos tem em casa
Rolê de frango recheado
BOLO TRUFADO DE MORANGOS
Receita de cupcake de chocolate fácil
Sobremesa maravilhosa em 15 minutos